domingo, 19 de junho de 2011

Raríssimas belezas naturais!

Goiás tem lugares de rara beleza e de grande potencial para quem procura contato direto com o que a natureza tem de mais belo: flora e fauna exuberantes, maravilhosas cachoeiras, formações rochosas e um imenso manancial hidrotermal. Hoje, o Estado é um dos destinos mais procurados por brasileiros e pessoas dos mais variados países, amantes do ecoturismo.

Região Agro-Ecológica
Localizada no sudoeste do Estado, esta região é uma verdadeira colcha de retalhos, cores e sabores. Isso porque inúmeras plantações se misturam à beleza natural do Cerrado goiano e do Parque Nacional das Emas, Sítio Natural do Patrimônio Mundial, fazendo da Região agro-ecológica um verdadeiro paraíso de negócios, ecoturismo, aventura e muito lazer.
Os principais destinos de entrada deste paraíso ecológico são: Rio Verde, Jataí, Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis. 
Região do Vale do Araguaia
Rio Araguaia. Descanse seu corpo, mente e coração!
Lugar de muito sol, praia, pesca e diversão, a Região do Vale do Araguaia esquenta o inverno em Goiás. De abril a setembro, o Rio Araguaia abre suas praias e proporciona aos visitantes momentos de emoção sobre as praias fluviais mais famosas do Brasil.
Os principais destinos de entrada de uma das regiões mais quentes de Goiás são:Aragarças, Aruanã, Bandeirantes, Britânia e Luis Alves.
Região do Vale da Serra da Mesa
Manancial de águas. Surpreenda-se!!
Um dos mais belos lagos do Estado de Goiás, o Lago de Serra da Mesa é o principal cartão postal desta Região. Em suas águas, a pesca e os esportes náuticos divertem os vários visitantes que vem se refrescar no norte do Estado.
Os principais destinos de entrada desta região que refresca Goiás são: Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu.
Região da Reserva da Biosfera Goyaz
Maravilhas plenas do Estado!!
Palavras são raras para definir a beleza de uma das regiões mais maravilhosas do Estado de Goiás. Formada pela Chapada dos Veadeiros, Sítio Natural do Patrimônio Mundial, pelo Parque Estadual de Terra Ronca e pelo Parque Municipal do Itiquira, a Região da Reserva da Biosfera Goyaz se destaca com seu Cerrado exuberante, suas grutas e cavernas e por suas maravilhosas cachoeiras.
Os principais destinos de entrada desta região que é o verdadeiro paraíso de Goiás são: Formosa, Alto Paraíso, São Jorge, Cavalcante e São Domingos.
Região dos Engenhos
Saboreie as delícias desta região!
Luz e sabor compõem o visual desta Região dos Engenhos. As várias plantações de cana-de-açúcar abastecem os engenhos da região, famosos pelas cachaças, melados e rapaduras que dão cores ao brilho dos cristais que compõem a paisagem local. A região também é famosa pelo turismo rural e de fé que alegram e confortam os vários visitantes.
Os principais destinos de entrada desta doce região são: Cristalina, Luziânia, Orizona, Palmelo e Silvânia.
Região das Águas
Mergulhe neste prazer!
O Estado de Goiás é um encontro de águas. São lagos, cachoeiras, rios e águas quentes que curam, que relaxam, que refrescam, que emocionam, que renovam e que proporcionam momentos de muito lazer aos seus visitantes.
Os principais destinos de entrada desta relaxante região são: Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Itumbiara, Lagoa Santa, Rio Quente, São Simão e Três Ranchos
Região Nascentes do Oeste
Descubra os interessantes e belos detalhes desta região!
O Estado de Goiás é formado por vários rios, que refrescam este paraíso central no coração do Brasil. São águas que brotam no meio do Cerrado goiano, fazendo desta região um ótimo lugar para o turismo Rural, agronegócio e ecoturismo.
Os principais destinos de entrada desta região são: Anicuns, Iporá, Palmeiras de Goiás e Paraúna. 
Região do Ouro
O Estado de Goiás tem histórias para contar...
No século XVIII, os Bandeirantes vieram à procura do ouro e desta ilustre visita originaram-se cidades históricas que nos levam a uma viagem pelo tempo. São igrejas, coretos, museus e casarões em ruas de pedra que nos lembram o passado de nossa gente.
Os principais destinos de entrada desta região que é a história de Goiás são: Cidade de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Jaraguá e Pirenópolis. 
Região dos Negócios
Venha conhecer e aproveite para novas idéias!..
Localizado no Coração do Brasil, Goiás é um Estado de negócios. Pólo de agronegócios, de medicina, farmoquímico, de compras e de eventos, são vários os municípios que não param de expandir fronteiras.
Os principais destinos de entrada desta região que impulsiona Goiás são: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Trindade.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Alto Paraíso de Goiás

O astral místico e as incontáveis belezas naturais da Chapada dos Veadeiros fazem de Alto Paraíso de Goiás um ponto de encontro de diversas tribos. Por lá, reúnem-se esotéricos, ecoturistas e aventureiros em perfeita harmonia - também, pudera! Em um cenário contornado por cânions gigantescos, paredões rochosos, rios cristalinos, cachoeiras, piscinas naturais e minas de quartzo, somente a paz pode reinar. 
Vale da Lua: piscinas entre as formações rochosas proporcionam banhos vigororos - Foto: Ana Cavalcante

Para proteger tanta beleza o governo criou, em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, acessível pelo vilarejo de São Jorge, a 36 quilômetros de Alto Paraíso. Na área de 65 mil hectares há poucas trilhas abertas a visitação, mas elas levam - ainda bem - aos clássicos cartões-postais da região. Entre eles estão os Saltos do rio Preto, que formam cascatas de até 120 metros de altura e a maior piscina natural da área, que chega a 300 metros de diâmetro. Para conhecer as quedas é preciso ficar atento: a reserva tem lotação limitada diária e para fazer os passeios é obrigatório o acompanhamento de guias. 

Curtir os arredores do parque também exige a contratação de profissionais. Do lado de fora estão dezenas de atrações, como o Vale da Lua, um conjunto de rochas de cor cinza-claro semelhantes às crateras lunares. O rio corre entre os buracos formando poços liberados para relaxantes banhos. Lá perto fica o Jardim de Maytrea, um verdadeiro oásistomado por veredas de buritis e campos floridos.

Passear pela chapada não é tarefa das mais fáceis. Um mínimo de preparo é necessário para encarar as trilhas, algumas íngremes e cansativas. Mas só de imaginar as belezas escondidas no final do caminho vale a pena prosseguir. Entre uma parada e outra, aprecie a vegetação típica do cerrado, colorida por ipês, bromélias e aroeiras; ou acompanhe os vôos dos periquitos e das araras, que cortam os céus sempre em bandos. Quem tem espírito aventureiro pode curtir as paisagens de ângulos inusitados através da prática de atividades radicais como canyoning, cascading, tirolesa e rapel. 

Depois de tanto desgaste físico, nada como recuperar as energias nos centros de massagens e meditação que ocupam insólitas construções em forma de pirâmide. De acordo com os místicos, a região é o coração magnético do país por estar sobre uma das maiores concentrações de cristal de quartzo do mundo. Se o esoterismo não é sua praia, relaxe nas pousadas charmosas, nos bons restaurantes ou nas lojinhas - especializadas em cristais e incensos!