sexta-feira, 29 de abril de 2011

A CAPITAL

  População: 1003477 habitantes (censo de 1996)



  Cidade das mais modernas do país, a capital do estado de Goiás foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, tornou-se sede do governo em 1937 e foi oficialmente inaugurada em 1942.    
Goiânia localiza-se no planalto central do país, no limite entre a zona do cerrado e a floresta tropical, à margem do rio Meia Ponte, afluente da margem direita do Paranaíba, a 764m de altitude. Dista 207km de Brasília.  
    De clima tropical, Goiânia tem temperatura média entre 20 e 22o C e amplitude térmica inferior a 5o C. As chuvas concentram-se nos meses de verão e variam entre 1.500 e 2.000mm anuais. A cidade é dinâmica, bem arborizada, com largas avenidas, praças e jardins. Pelo fato de obedecer a um plano urbanístico, apresenta crescimento ordenado, do tipo radiocêntrico: uma praça central da qual partem ruas e avenidas diagonais envolvidas, pelo lado sul, por avenidas circulares. Na parte norte, onde ficam o setor industrial e a estação ferroviária, o traçado é retilíneo. Na zona centralfica o setor administrativo, com os principais prédios públicos e o comércio. A parte sul constitui a área residencial, onde predominam casas e edifícios de arquitetura arrojada. Um dos bairros residenciais coincide com o núcleo da antiga cidade de Campinas. O relevo da cidade, muito plano, permite o crescimento livre, dentro das coordenadas do plano urbanístico.  
    Goiânia tem um dos estádios mais modernos do país, o Serra Dourada, um autódromo internacional, o aeródromo Brigadeiro Eppinghauss, onde se realizam campeonatos nacionais e internacionais de aeromodelismo e pára-quedismo, e um centro de cultura e convenções com dois auditórios.   

sexta-feira, 22 de abril de 2011

FAUNA


A fauna em Goiás é riquíssima, destacando-se animais de variadas espécies, como capivaras e antas, as margens de rios e riachos. Nas matas: onças, tamanduas e macacos e animais típicos do cerrado, como a ema e a seriema. Pássaros de variadas espécies enriquecem a fauna goiana, além de peixes e anfíbios nos rios e lagos espalhados em todo o estado.

Para proteger as florestas, a flora e a fauna, foram criados pelo Governo parques e reservas florestais, onde são proibidas a pesca, a derrubada das arvores e a caça.
No estado foram criados:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Artes


Muitos são os nomes que se destacaram e ainda projetam nas artes em Goiás.
  • Na escultura sacraJosé Joaquim da Veiga Vale além de escultor, exímio pintor, seu filho Henrique da Veiga Vale e Cincinato Da Mota Pedreira, deixou trabalhos no Palácio do Conde dos Arcos.
  • Na escultura: Maria Guihermina, Ana Maria Pacheco, Dina Gogolli, Divino Jorge, Loures, Damiani, Elifas, Antonio Ponteiro,Asta Vivacqua Demachki.
  • Na cerâmica: Divino Jorge, Antônio Poteiro, Sousa Neto, Elifas, José Rodrigues e Loures.
  • Na pintura: Antônio da Costa Nascimento responsável pela magnífica pintura do teto da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário além de pintor, exímio escritor; Siron Franco, Isa Costa, Leonan Fleury, Tancredo Araújo, Reinaldo Barbalho, Amaury Meneses, D.J. Oliveira, Goiandira Moraes do Couto com trabalhos em areias coloridas em geral, Caramuru, Cleber Gouveia, Oto Marques, Wanda Pinheiro, Omar Souto, Antônio Poteiro, Cléa Costa, Luci Beralda.
  • Nas letras: Muitos são os escritores goianos com projeção nacional e no exterior. Dentre ele estão Hugo de Carvalho Ramos; Aninha Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora CoralinaÉrico CuradoBernardo ElisJosé Godoy GarciaGilberto Mendonça TelesJosé J. Veiga, Waldomiro Bariani Ortêncio,Modesto Gomes, Regina Lacerda,Afonso Felix de SousaCarmo Bernardes, Anatole Ramos, Eli Brasiliense, Nely Alves de Almeida, Basilieu de Toledo França, Maria Helena Chein, Miguel Jorge, Marieta Teles Machado,Yêda Schmaltz, Rosarita Fleury, Emídio BrasileiroMarislei BrasileiroSalomão SousaBrasigóis Felício.
  • Na música: Léo JaimeBruno e MarroneZezé Di Camargo e LucianoWanessa CamargoLeandro e LeonardoGuilherme e Santiago , Chrystian e RalfMarcelo BarraAmado Batista e Jorge e Mateus.